Bichectomia

bichectomia-duvidas

Bichectomia

Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.

A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia e pode ser realizada com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é feita por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos. Nós realizamos o procedimento aqui, em Salvador. Continue lendo e tire suas dúvidas.

Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?

O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias.

Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol.

Como é o pós-operatório da Bichectomia?

Assim que o paciente sai do consultório, o recomendado é fazer compressas de gelo nos 2 primeiros dias para que o rosto não fique muito inchado, embora o inchaço seja normal, juntamente com o aparecimento de hematomas e dor.

No primeiro e segundo dia, a alimentação do paciente deve ser majoritariamente líquida, sendo permitida a incorporação de papinhas e alimentos que não demandem muita força na hora da mastigação.

Também é importante o uso de faixas de compressão faciais, que devem ser utilizadas por 3 dias, a fim de diminuir o edema e evitar hematomas.

Além disso, o paciente poderá utilizar medicamentos prescritos pelo profissional que fez a operação, normalmente anti-inflamatórios e analgésicos para dor.

Quais os riscos da Bichectomia?

Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são menores. Porém, existem algumas complicações possíveis, desde hemorragias e infecções a complicações mais severas como lesão do ducto da parótida e lesão do nervo facial, que são mais prováveis de acontecer quando o profissional não tem o conhecimento e experiência cirúrgica adequada.

Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim?

Só um cirurgião com a formação adequada poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.